EESS – Educação para a Economia Social e Solidária

Projecto EESS

O Projecto piloto “EESS – Educação para a Economia Social e Solidária”, promovido pela Associação A3S, tem como propósito promover, através dinamização de workshops, o sector da economia social e solidária junto alunos e professores de escolas secundárias e instituições do ensino superior. Esta iniciativa resulta da constatação do elevado desconhecimento dos jovens acerca do sector e da sua importância para a economia portuguesa.

Neste âmbito, foi estruturado uma oferta formativa que visa sensibilizar e capacitar estudantes e docentes para a importância do sector para o percurso profissional dos alunos. Trabalhamos sobre as seguintes temáticas mas sempre adaptadas às especificidades das solicitações e dos públicos-alvo, num contexto de educação não formal à medida.

 

Sem Título

 Inscrições disponíveis através de preenchimento de formulário
Promotor: Associação A3S 

 

Associado a esta iniciativa,  a A3S em parceria com a In Loco, tem vindo a explorar as virtualidades do jogo “Coopoly” enquanto recurso pedagógico, prevendo uma tradução e adaptação do jogo à realidade portuguesa.

O jogo “Coopoly” ( no original “Co-opoly: The Game of Cooperatives”) criado pela TESA – The Toolbox for Education and Social Action, uma cooperativa americana com a missão de desenvolver instrumentos para a promoção de práticas mais justas e democráticas, é um bom exemplo de recurso pedagógico para a divulgação da economia social e solidária, em específico das cooperativas. Este jogo coloca os jogadores na posição de colaboradores, na medida em que têm de delimitar estratégias coletivas para atingir um mesmo objetivo comum – criar uma nova cooperativa. A A3S em parceria com a In Loco, em Outubro de 2016, realizou uma sessão na qual foi testado, com atores chave da economia social e solidária, a adaptação do jogo pedagógico “Co-opoly” à realidade portuguesa, através da prática do jogo, e respetiva reflexão e discussão de ideias. Como esperado, o jogo foi de encontro às expectativas dos participantes que consideram o recurso pertinente para a sensibilização e educação para as práticas deste sector.

O propósito deste projecto consiste na tradução e adaptação do jogo ao contexto português, com o envolvimento de stakeholders, nomeadamente organizações do Terceiro Sector e potenciais voluntários. O projecto encontra-se ainda em fase de procura de fontes de financiamento.

Coordenação do projecto A3S e In Loco  

 

Projecto Coopoly