História da Economia Social no Porto

Sendo a A3S uma Associação que se dedica à investigação e ao desenvolvimento com o objectivo de promover o empreendedorismo social e a sustentabilidade das organizações da economia social, iniciou-se um projecto que tem como principal objectivo contribuir para a reconstrução da história material e imaterial da economia social na cidade do Porto, desde 1850 até à actualidade, com foco em factos históricos, edíficos, personalidades e organizações marcantes.

Um projecto que poderá abrir portas para a construção do saber cultural, com questões que marcaram toda a evolução da sociedade portuense nos anos em questão.

A pluralidade de formas institucionais e jurídicas e áreas de actuação que integram a economia social tem levantado diversos desafios ao nível da construção de um sentido de identidade comum, capacidade de diálogo e trabalho cooperativo e mobilização política. Espera-se que este trabalho permita contribuir para a consolidação da memória material e imaterial e, consequentemente, para o fortalecimento da identidade deste sector na região e, simultaneamente, para a valorização da sua heterogeneidade.

Os produtos esperados deste projecto incluem:

  • um relatório de investigação sobre a economia social na cidade do Porto desde 1850 até à actualidade, incluindo principais factos históricos, edifícios, personalidades e organizações;
  • um itinerário pela cidade do Porto em torno dos principais focos de interesse identificados no relatório de investigação.

Instituição promotora: A3S