Projeto Cult.OPS “Cultura e Desempenho Organizacional nas Organizações da Economia Social”

O projeto Cult.OPS “Cultura e Desempenho Organizacional nas Organizações da Economia Social” tem como objectivo analisar a relação entre a cultura e o desempenho organizacional em Organizações sem Fins Lucrativos.

Ao longo do último século, a compreensão de que a cultura organizacional é um dos factores básicos para o desenvolvimento de um bom desempenho organizacional (Campos, Rédua & Alvareli, 2011), suscitou o interesse em conhecer o panorama nas organizações da economia social, nomeadamente, nas IPSS. A escassez da investigação da relação da cultura organizacional com o desempenho na área da economia social (Gregory et al., 2009), configura a pertinência deste projecto.

Para a realização deste estudo foram seleccionadas IPSS pertencentes à área metropolitana do Porto. Recorreu-se ao método multiticasos, numa abordagem exploratória e descritiva, com recurso a inquéritos e entrevistas. Será, ainda, realizada uma análise documental aos relatórios e planos de gestão de cada uma das IPSS que fazem parte do projecto.

Para o estudo da cultura utilizaremos como o Modelo dos Valores Contrastantes de Quinn & Rohrbaugh (1983) e, para o desempenho o Modelo de Análise de Medição do Desempenho nas OES de Carvalho (2005). Ambos serão ajustados às especificidades das organizações da economia social e do contexto em causa.

 

Parceria

Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto

Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação

Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto

Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto

Associação A3S